Alimentos que têm creatina, quais são?

A creatina é uma substância natural encontrada em pequenas quantidades em alguns alimentos, especialmente em produtos de origem animal.  No entanto, vale ressaltar que a maioria da creatina que o corpo humano utiliza é sintetizada pelo próprio organismo, a partir dos aminoácidos arginina, glicina e metionina.

Por isso, além dos que contêm a própria creatina, os alimentos que são ricos também em algum desses aminoácidos são essenciais, pois possibilitam a sintetização da creatina.  Os alimentos que veremos a seguir são considerados fontes naturais de creatina, por contê-la ou conter os aminoácidos que a formam, estes são: 

Elas provavelmente são os alimentos que mais contêm creatina. As carnes magras como a  bovina e a de cordeiro são bons exemplos.

1. Carne vermelha

Peixes como salmão, atum e bacalhau também são boas fontes de creatina.  A quantidade varia de acordo com o tipo e a quantidade de peixe consumida.

2. Peixes

Mariscos, como mexilhões e ostras e crustáceos, como camarão e caranguejo, também são fontes de creatina.

3. Frutos do mar

Aves como o frango e o peru também contêm creatina, embora em menor quantidade que carnes vermelhas.

4. Aves

Carnes, como a de porco por exemplo, também contêm creatina, embora em quantidades menores. Assim como as aves, que acabamos de citar.  Mas ainda assim ambas podem contribuir para a ingestão total.

5. Outras carnes

O leite e seus derivados contêm creatina, mas em quantidades relativamente baixas quando comparadas às das carnes vermelhas e dos peixes.

6. Laticínios

Esses alimentos são fontes de creatina. Mas como dissemos anteriormente ela é principalmente sintetizada pelo próprio corpo a partir dos aminoácidos presentes na dieta geral.  Mas para isso é preciso ter uma alimentação equilibrada e variada que forneça os aminoácidos necessários para essa síntese. 

Além  disso, muitas pessoas que praticam atividades físicas intensas, como musculação ou esportes de alta demanda, optam por suplementar creatina para melhorar o seu desempenho.  Mas vale destacar que antes de iniciar qualquer suplementação, o ideal é consultar um profissional de saúde para a personalização da mesma.