Você sabe quais são os tipos de azeite que existem?
Azeite de oliva extra virgem
O azeite de oliva extra virgem com toda certeza é a melhor opção para a saúde, ele tem acidez menor, de no máximo 0,8%, mas a grande maioria tem acidez em torno de 0,5%, e quanto menor a acidez, melhor o azeite.
Azeite de oliva extra virgem
Esse tipo de azeite é proveniente da primeira prensagem feita a frio (no máximo a 27ºC), para não danificar suas propriedades, de azeitonas sem defeitos.
Azeite de oliva extra virgem
Ainda que seja o melhor deles, o ideal é consumi-lo ao natural, sem aquecer, para que o mesmo não perca suas propriedades antioxidantes. Por isso o mais indicado é utilizá-lo em saladas ou finalizações. O azeite extra virgem geralmente tem sabor mais agradável e superior aos demais.
Azeite de oliva virgem
Já o azeite de oliva virgem é extraído prensagem de azeitonas com pequenos defeitos. Sua acidez gira em torno de 0,8% e 1,5%, mas não pode ultrapassar 2,0%. O sabor dele pode ser mais marcante e variável. A qualidade desse azeite é inferior ao extra virgem, mas superior ao tipo único e ao composto.
Azeite de oliva tipo único
O azeite tipo único se trata dos designados no Brasil como “azeite de oliva” e “azeite de oliva refinado” ou ainda uma mistura deles. Eles são de menor qualidade do que os azeite extra virgens e virgens, já que geralmente são extraídos de azeitonas defeituosas.
Azeite de oliva tipo único
E ele pode até ter acidez mais baixa em torno de 1%, mas geralmente é devido ao processamento e refinamento para a padronização das suas características como cores, aromas e sabores.Infelizmente no processamento do mesmo ele acaba perdendo a maioria de suas propriedades benéficas à saúde.
Azeite composto
O chamado de “azeite composto” ou ainda óleo composto se trata de uma mistura de azeite de oliva e outros tipos de óleos, geralmente o de oliva e o de soja, em uma proporção bem maior de óleo de soja. Por isso para quem procura os benefícios do consumo do azeite, este não é a melhor opção.
Óleo do bagaço de Oliva
O óleo de bagaço de oliva é um óleo extraído após a extração do azeite, do bagaço que resta. Ele é mais utilizado pra frituras já que é mais resistente à altas temperaturas do que o azeite da oliva, extraído na primeira moagem da oliva.
Outros tipos de azeite
Existem ainda azeites de oliva aromatizados, onde são adicionados por exemplo ervas para alterar e acrescentar aromas e sabores. Nesse caso existem azeites aromatizados dos mais variados tipos, virgens, extra virgens, tipo único e com ervas misturadas, alho, baunilha e outros ingredientes.
Outros tipos de azeite
Existem também azeites especiais, que têm adicionados ingredientes que modificam fortemente suas características, feitos para harmonizar com preparações mais específicas. Um bom exemplo desse tipo de azeite é o trufado, que tem a trufa em sua composição.
Veja quais são os benefícios do consumo do azeite de oliva e muito mais no artigo completíssimo em nosso site: