Pois é, esse infelizmente é um fato que pode atrapalhar muitas mulheres que buscam ganhar massa magra. Mas porque isso acontece e de que modo ele interfere vamos descobrir agora.
Mesmo que esse efeito não seja amplamente conhecido, o motivo pelo qual o ganho de massa muscular é prejudicado pela utilização do anticoncepcional hormonal na verdade é bem claro. Os hormônios sintéticos não agem da mesma forma que os hormônios naturais no organismo.
Além disso eles inibem significativamente a produção dos hormônios anabólicos naturais, estrogênio e testosterona, principalmente. E isso afeta bastante o ganho de massa magra. Uma vez que como sabemos a testosterona é um dos hormônios mais importantes no ganho de massa muscular, se não o mais importante.
Sendo que a testosterona é relevante não só nesse aspecto, mas também no ganho de força física (que também contribui para o ganho muscular) e associada a menor fadiga, estresse e a um menor índice de gordura corporal. Apesar de não terem grande impacto na perda de massa magra preexistente, os hormônios sintéticos presentes nos anticoncepcionais, infelizmente fazem com que o corpo feminino tenha dificuldade de desenvolver mais massa muscular.