O psyllium é uma fibra solúvel encontrada nas sementes da planta Plantago ovata. Ele é conhecido por suas propriedades para melhorar a saúde digestiva e regular o trânsito intestinal.
Por isso o psyllium é utilizado há muito tempo como medicamento fitoterápico para auxiliar o funcionamento do intestino.
E há quem afirme até mesmo que ele possa ter um efeito positivo no emagrecimento por causa da melhora do trânsito intestinal.
Muitas pessoas conhecem o psyllium em pó, mas ele não é consumido apenas dessa forma, sendo possível consumi-lo também de outras. Veja algumas maneiras de consumir o psyllium a seguir, incluindo o psyllium em pó, em flocos, entre outras:
Misture uma colher de sopa de psyllium em pó com pelo menos 240 ml de água ou suco. Beba imediatamente, pois o psyllium tende a engrossar rapidamente em líquidos. Você pode adicionar psyllium em pó também a smoothies, iogurte ou cereais.
Siga as instruções do fabricante para a dosagem adequada. Geralmente, eles são tomados com um copo de água. E beba água em abundância, já que ao ingerir fibras o corpo precisa de hidratação.
Algumas marcas produzem produtos assados por exemplo que contêm psyllium. Estes podem ser uma opção conveniente para o consumo.
Primeiro adicione uma ou duas colheres de sopa de psyllium em pó a cerca de 240 ml de água e misture bem. Depois deixe descansar por alguns minutos até que se forme um gel espesso. Você pode consumir o gel diretamente ou misturá-lo com outros alimentos, como iogurte ou frutas dessa forma costuma ser mais palatável.
Dá também pra usar o psyllium em flocos por exemplo, na preparação de pães, smoothies, mingaus entre outras coisas.
É importante beber água suficiente ao consumir psyllium, por isso capriche na hidratação, pois ele absorve água e pode aumentar de tamanho no intestino. Desse modo ele vai ajudar a amolecer as fezes e promover movimentos intestinais regulares.
Além disso, comece com uma dose baixa e aumente gradualmente, se necessário, para evitar possíveis efeitos colaterais, como inchaço ou gases.
Embora o psyllium seja uma fibra e não um medicamento e não costume oferecer riscos à saúde, algumas pessoas como por exemplo as que têm problemas gastrointestinais graves, como obstrução intestinal severa ou doença de Crohn não devem consumir psyllium, pois o mesmo pode agravar os sintomas.
Por isso, antes de começar a usar o psyllium ou fazer mudanças significativas em sua dieta, é aconselhável consultar um profissional de saúde, especialmente se você tiver condições médicas pré-existentes ou estiver tomando medicamentos, para garantir que seja seguro e adequado para você.