A sensibilidade ao glúten não celíaca é um termo usado para descrever sintomas gastrointestinais e/ou sintomas relacionados ao consumo de glúten em pessoas que não têm doença celíaca ou alergia ao trigo.
Embora essa condição seja menos bem compreendida do que a doença celíaca e a alergia ao trigo, as pessoas que possuem a condição relatam experimentar sintomas quando consomem glúten. Os sintomas típicos de sensibilidade ao glúten não celíaca podem incluir:
Dor abdominal; Inchaço abdominal; Diarreia; Constipação; Flatulência excessiva.
Alternância entre diarreia e constipação; Dor abdominal recorrente; Inchaço abdominal.
Dor de cabeça; Fadiga; Sensação de "mente turva"; Dores articulares e musculares; Formigamento ou dormência em extremidades; Mudanças de humor.
É importante observar que a sensibilidade ao glúten não celíaca é uma condição que ainda não é totalmente compreendida pela comunidade médica.
Alguns estudos sugerem que os sintomas podem ser desencadeados por outros componentes do trigo, além do glúten, ou por fatores psicossociais.
O diagnóstico geralmente é feito após a exclusão de outras condições médicas, como a doença celíaca e a alergia ao trigo.
Se você suspeita de sensibilidade ao glúten não celíaca, é importante procurar um profissional de saúde para avaliação e diagnóstico adequados.
Eles podem realizar testes e exames para descartar outras condições e, se necessário, orientar sobre a eliminação controlada de glúten da dieta para verificar se os sintomas melhoram.
No entanto, não é o ideal iniciar uma dieta sem glúten sem orientação médica, pois isso pode prejudicar o diagnóstico preciso de outras condições e limitar sua ingestão de nutrientes essenciais.