Os refrigerantes dietéticos, também conhecidos como refrigerantes light ou sem açúcar, geralmente contêm adoçantes artificiais em vez de açúcar para adoçar o produto.
Como eles não contêm açúcares adicionados, os refrigerantes dietéticos geralmente têm menos calorias do que suas contrapartes regulares.
Mas isso não significa que eles são uma bebida saudável ok?!
Em teoria, os refrigerantes dietéticos não devem contribuir diretamente para o ganho de peso, já que não contêm calorias significativas.
No entanto, existem pesquisas que sugerem que o consumo de adoçantes artificiais pode influenciar a regulação do apetite e os hábitos alimentares, o que poderia levar ao ganho de peso a longo prazo.
Por isso, cuidado ao consumi-lo com muita frequência achando que não está afetando seu processo de emagrecimento e sua saúde.
Mas vale ressaltar que quando em comparação ao refrigerante convencional, se for consumido de forma esporádica talvez o refrigerante diet ainda seja uma alternativa melhor, devido ao alto teor de açúcar nos refrigerantes tradicionais.
Mas digamos que o melhor é além de analisar as calorias, é levar em conta o quesito saúde, e dar preferência à outras bebidas como água, água com gás com moderação, chás sem açúcar e sucos naturais de forma moderada é claro, pois estes contém açúcar da fruta (frutose).
Caso você seja diabético ou tenha alguma condição médica preexistente o melhor mesmo é conversar com seu médico ou nutricionista sobre qual a melhor opção para você, pois cada indivíduo tem necessidades únicas.