O chá da casca do abacaxi é uma bebida popular em algumas culturas devido aos seus potenciais benefícios à saúde.
No entanto, é importante notar que a pesquisa científica sobre os benefícios específicos da casca de abacaxi é limitada em comparação com outros alimentos e ingredientes.
E como boa parte da polpa fica na casca os benefícios do chá são por causa tanto da casca quanto da polpa.
Aqui estão alguns dos possíveis benefícios associados ao chá da casca do abacaxi:
Como dissemos, uma boa parte da polpa fica aderida a casca quando descascamos o abacaxi para consumi-lo. Por isso fazer o chá da casca de abacaxi é uma ótima forma de aproveitar a fruta integralmente.
A casca do abacaxi contém nutrientes como vitaminas (especialmente vitamina C) e minerais (como manganês e potássio). Estes nutrientes são essenciais para a saúde geral do corpo.
A casca do abacaxi contém compostos antioxidantes, como os flavonoides, que podem ajudar a combater os radicais livres no corpo, contribuindo assim para a redução do estresse oxidativo e o envelhecimento precoce.
O abacaxi conhecidamente possui propriedades digestivas que podem ajudar na digestão, promovendo a regularidade intestinal e prevenindo a constipação.
Alguns estudos em animais sugerem que os compostos encontrados na casca de abacaxi podem ter propriedades anti-inflamatórias, o que pode ser benéfico para pessoas com condições inflamatórias, como por exemplo a artrite.
O chá da casca de abacaxi é diurético, por isso pode ajudar no processo de eliminação de toxinas, sendo muito útil na eliminação de líquidos retidos e na melhora da saúde da pele inclusive.
Alguns componentes da casca de abacaxi, como a bromelina, podem ter efeitos benéficos na saúde cardiovascular, ajudando a reduzir a pressão arterial e o colesterol.
Para fazer o chá da casca do abacaxi, é importante cozinhá-la bem e retirar quaisquer partes duras antes de consumir. Uma outra boa dica é pegar o chá depois de pronto, bater com casca e tudo e depois coar. Isso ajuda a extrair ainda mais sabor.