Abacate tem ômega 3?

Embora existam muitos mitos em torno do abacate ele não é uma das maiores fontes de ômega 3, na verdade a maior parte das gorduras contidas nele são mono-insaturadas, e não poli-insaturadas como o ômega 3 (que está presente em menor quantidade). Mas isso não torna ele menos saudável...

Embora tenha uma pequena quantidade de gorduras poli-insaturadas, como o ômega 3, o abacate não é uma grande fonte desse tipo de gordura.

Mas isso não faz com que o abacate deixe de ser uma fruta nutritiva e saudável.

A maior parte da gordura que o abacate contém é composta por ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico (ômega 9). E esses ácidos graxos também são benéficos para a saúde.

E além das suas gorduras boas, as fibras e os fitoesteróis presentes na composição do abacate tornam ele um excelente alimento para ajudar no controle do colesterol, ajudando a diminuir o LDL (colesterol ruim).

Mas se o seu intuito é obter ômega-3 em sua dieta, você deve incluir nela alimentos como peixes gordurosos (como salmão, sardinha e truta), nozes, sementes de linhaça e chia, bem como óleo de peixe ou suplementos de óleo de peixe.

Essas fontes são mais ricas em ácidos graxos ômega-3.

Mas não desista do abacate, embora ele possa ser um pouco calórico por ser rico em gordura, e não seja uma grande fonte de ômega 3 (mesmo tendo um pouco dele), ele é uma escolha saudável e também uma ótima adição em sua dieta,

pois fornece uma variedade de nutrientes, como as gorduras boas que citamos anteriormente, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

E tudo isso o torna um ótimo alimento e uma boa escolha para a saúde.

Além disso, por ser rico em gorduras e fibras ele ajuda na saciedade, por isso quando incluído em uma dieta em quantidades adequadas pode ajudar até mesmo no controle do peso.

Mas vale destacar, que mesmo gorduras boas como a do abacate, devem ser consumidas com moderação como parte de uma dieta equilibrada.