Por muito tempo o ovo foi considerado um vilão, pela grande quantidade de colesterol encontrada no mesmo, atribuída principalmente à gema. Pra que você entenda, um único ovo contém cerca de 185 mg de colesterol. Sendo que a recomendação de ingestão diária da OMS (Organização Mundial da Saúde) pala a população geral é de no máximo 300mg de colesterol por dia.
Essa recomendação pode ser até um pouco menor para quem tem maior risco e histórico de doenças cardiovasculares. Porém é importante dizer que essa recomendação vêm sendo questionada e até abandonada por diversos órgãos, inclusive os órgãos de saúde do governo americano. E ainda não há um consenso sobre o real impacto do consumo de colesterol sobre o aumento do risco de doenças cardiovasculares.
Em uma meta-análise feita pela American Heart Association em 2019, utilizando mais de 50 estudos, não foi encontrada uma real relação entre uma dieta com alimentos ricos em colesterol e um maior risco cardiovascular. O que nos leva a conclusão de que o grande vilão não é o ovo em si. Até mesmo estudos feitos com grupos de maior risco, como pessoas com pré-diabetes e diabetes tipo 2, constataram que o consumo de ovos aliado a uma dieta saudável não aumenta os fatores de risco cardiovascular.
Não existe uma quantidade específica recomendada para todas as pessoas. Isso porque as necessidades nutricionais devem ser avaliadas individualmente. Além disso, para obter os benefícios associados ao consumo regular de ovos, este deve sempre estar associado à uma alimentação saudável e equilibrada. E devem ser preparados de preferência sem a adição de gorduras, cozidos, ou feitos em panela antiaderente por exemplo.
Apesar da resposta não ser exata, podemos dizer que o consumo de até 2 ovos por dia não deve representar problemas para a saúde da maior parte das pessoas. E que o consumo de até 3 ovos por dia, pode facilmente ser encaixado em uma dieta saudável. Para aqueles com doenças cardiovasculares, é importante consultar um médico, para que o mesmo avalie a quantidade de ovos mais indicada.
No caso de quem pratica atividades físicas regularmente, o consumo de ovos pode ser até mesmo superior a 3 ovos. Já que as mesmas favorecem o controle dos níveis de colesterol.