Por que ricota é saudável?

A ricota é um queijo de baixo teor de gordura, que é frequentemente considerado uma opção saudável em comparação com queijos mais gordurosos. Ela é produzida a partir do soro do leite após a fabricação de queijos como o queijo de mussarela, portanto, tem menos gordura e calorias em comparação com outros queijos mais densos. 

A seguir você verá os principais motivos pelos quais a ricota é considerada saudável:

Seta

1. Baixo teor de gordura.

A ricota tem um teor relativamente baixo de gordura, o que a torna uma opção interessante para pessoas que desejam reduzir a ingestão calórica, assim como a ingestão de gorduras saturadas.

2. Boa fonte de proteínas

A ricota é rica em proteínas, o que pode ser benéfico para a construção e manutenção dos músculos, bem como para a sensação de saciedade.

3. Fonte de vitaminas e minerais

Ela contém várias vitaminas e minerais essenciais, como cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B.

4. Versatilidade culinária

A ricota pode ser usada de diversas maneiras em pratos doces e salgados, o que a torna uma adição versátil à dieta.

Como parte de uma dieta equilibrada, a ricota pode ser uma opção nutritiva e saborosa.  No entanto, é importante observar que o alimento que é "ideal" para um não é para o outro dependendo de suas necessidades dietéticas e metas. Além disso, alguns fatores a serem considerados incluem a quantidade consumida e como a ricota é preparada. Se você está acompanhando a quantidade de calorias que está consumindo, é importante lembrar que mesmo alimentos saudáveis como a ricota devem ser consumidos com moderação.