Como diminuir a vontade de comer doces?

1. Diminua o açúcar adicionado.

Com o tempo conforme o consumo de alimentos adoçados, como por  exemplo o cafezinho adoçado ou uma sobremesa, for diminuindo o corpo vai se acostumando a consumir menos açúcar. O  paladar fica mais aguçado e fica fácil se acostumar à alimentos menos doces. No caso do café por exemplo, tente tomar um de melhor qualidade com torra média.

2. Aposte em alimentos que causam saciedade

A vontade de carboidratos,  nos quais os doces estão incluídos, é natural, afinal os carboidratos são a fonte primária de energia do corpo. Ao consumir alimentos que causam uma maior sensação de saciedade, como por exemplo proteínas e fibras, a necessidade que sentimos de comer doces tende a ir diminuindo. E com o tempo o corpo aprende a "extrair” energia de outras fontes que não seja a mais fácil, o carboidrato.

3. Pratique exercícios físicos

O exercício físico tem o mesmo poder dos doces de trazer prazer e bem estar, ao liberar a tão famosa serotonina “hormônio do prazer”.  Além disso praticar atividades físicas ajuda no controle dos níveis de cortisol “hormônio do estresse”. O que ajuda na tomada de decisões conscientes e  a controlar a vontade de comer doces.

4. Aumente a ingestão de água.

Sabe aquela velha história de que a sensação de fome pode ser facilmente confundida com a sensação de sede, ela é verdade.  Por isso beber água pode ajudar a “clarear as coisas” e a mostrar se você realmente precisa comer, se é sede ou se é apenas ansiedade. Já que a vontade de comer doce também pode ter um fundo emocional. Uma vez que o doce traz uma sensação momentânea de bem estar.

5. Coma chocolate amargo e outros alimentos que contêm triptofano.

Além de ser uma delícia, o chocolate amargo, assim como as oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes), são fonte de triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina. Aumentando a sensação de bem estar e diminuindo a vontade de comer alimentos ricos em açúcar para suprir essa necessidade.

Veja um post completíssimo sobre o assunto em nosso site: