Sua porcentagem de álcool é menor se comparada à outras bebidas, o que infelizmente leva as pessoas a consumirem uma quantidade maior. Isso acaba sendo um problema, pois apesar de a cerveja não conter açúcar em si, contém uma alta quantidade de carboidratos derivados do malte ou em alguns casos até mesmo do milho. Como sabemos no corpo os carboidratos também se transformam em açúcar.
A grande questão é que o álcool não é muito bem metabolizado pelo organismo e seu consumo principalmente constante pode acarretar no aparecimento de doenças hepáticas, como o acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática). Além de contribuir para o aumento do nível de triglicérides e de causar uma maior propensão ao aparecimento de doenças cardiovasculares.
Uma dose de gin de 50ml contém 132 kcal e 1 latinha de cerveja como vimos possui cerca de 153 kcal. Caso for tomar o gin com água com gás ou com água tônica zero, talvez o gin seja levemente menos calórico. Mas a vantagem não é tanta assim, e se for uma água tônica convencional que contém em média 34 Kcal, e até mesmo xaropes, a mistura pode ficar até mais calórica que a cerveja. O vinho, outra bebida bastante comum e bem apreciada, é um pouco mais calórico. Apenas 200ml de vinho tinto tem aproximadamente 166 kcal. Enquanto 200ml de cerveja contém 86 kcal.