AsAs carnes são a principal fonte de ferro e outros minerais e vitaminas. E também de proteínas e as proteínas são mais difíceis de digerir, aumentando consequentemente a saciedade. Por isso ingerir a quantidade adequada de proteínas ajuda muito no processo de emagrecimento, proporcionando saciedade por mais tempo. Além disso as proteínas são importantes para a diminuição da gordura corporal e aumento de massa magra. Mas para que as proteínas sejam aliadas do emagrecimento o ideal é consumir carnes magras, para reduzir a ingestão calórica. Por isso dê preferência ao peito de frango, peixes e também cortes bovinos e suínos mais magros.
Eles ajudam a acelerar o metabolismo, aumentando a queima calórica e por isso quando associados à uma dieta de déficit calórico e atividades físicas podem fazer a diferença no emagrecimento. Os ricos em cafeína como o chá preto, chá verde, chá mate e o café são bons exemplos de alimentos termogênicos. O chocolate amargo, de porcentagem acima de 70%, também é um desses alimentos, mas deve ser consumido com mais cautela, já que também é rico em gorduras e possui açúcar, ainda que em quantidades pequenas. Outros bons exemplos de termogênicos são a canela e o gengibre. Eles ainda possuem propriedades anti-inflamatórias e são ricos em antioxidantes que contribuem para o controle dos níveis de colesterol e da glicemia.
Outro tipo de alimento que pode contribuir para o emagrecimento são as fontes de gorduras boas, como os peixes ricos em ômega 3: o salmão, a sardinha, a truta e outros. Além disso nozes, castanhas, frutas como o abacate e também o azeite de oliva são ótimas fontes de gorduras boas, porque diminuem a inflamação no organismo e ajudam no controle do colesterol. Porém vale ressaltar que mesmo sendo fontes de gorduras benéficas devem ser consumidos sem abusos por quem quer emagrecer, já que contém calorias e emagrecer depende de déficit calórico.