Alimentos que ajudam a emagrecer

1. Brócolis

O brócolis é um vegetal rico em fibras, água, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B, além de minerais como o potássio, o fósforo, o cálcio, o magnésio, o ferro e o zinco. Ele ainda possui poucas calorias por porção, em 100g de brócolis temos apenas 35 calorias. Além de suas vastas propriedades nutricionais, o brócolis é um alimento que sustenta bastante, ajudando na saciedade e assim a evitar os excessos. Ele auxilia também no funcionamento do intestino.

2. Berinjela

A Berinjela também é mais um dos alimentos que ajudam a emagrecer, já que assim como o brócolis possui poucas calorias por porção, em 100g de berinjela temos apenas algo em torno de 25 calorias. Além disso o fruto possui bastante fibras e água e por isso também contribui para a saciedade. A berinjela ainda possui vitaminas como C, E e do complexo B, além de ser rica em minerais como o potássio, o fósforo, o magnésio e o cálcio. E está associada não só à melhora do processo de emagrecimento mas também ao controle dos níveis de colesterol.

3. Pepino

Com propriedades nutricionais bastante parecidas com as da berinjela, o pepino contém principalmente água e por isso ajuda bastante na saciedade. Quem come pepino sabe do que estamos falando. Além disso ele auxilia no funcionamento do intestino e é diurético, ajudando a eliminar toxinas e a diminuir a retenção hídrica. O pepino ainda possui pouquíssimas calorias, a cada 100g de pepino temos somente 15 calorias.

4. Abobrinha

A abobrinha é mais um dos exemplos de alimentos que ajudam a emagrecer, pois é pouco calórica, rica em fibras e água e por isso ajuda na saciedade e no trânsito intestinal.  Ela tem apenas 17 calorias a cada 100g e ainda é uma boa fonte de vitamina C, vitaminas do complexo B e outras, e minerais como o potássio, o fósforo, o magnésio, e o cálcio.

5. Couve-flor

A couve-flor também tem somente 32 calorias a cada 100g e uma ótima quantidade de fibras e água. Além disso é riquíssima em vitamina C e contém também vitaminas do complexo B e minerais como o potássio, o fósforo, o magnésio, o cálcio e o zinco.

6. Verduras folhosas

As verduras folhosas ajudam muito, muito mesmo no funcionamento do intestino. Por esse motivo devem fazer parte da rotina alimentar de quem deseja emagrecer. Além disso elas ainda contribuem para o controle do colesterol. As mesmas são fontes principalmente de minerais, mas também de vitaminas e fibras. Elas contribuem para a saciedade, já que em grande volume temos pouquíssimas calorias. Pra se ter ideia em uma porção de 1 xícara, que corresponde a 20g de rúcula por exemplo, temos apenas 5 calorias. Ou ainda em 36g de alface, a mesma 1 xícara, temos também 5 calorias.

7. Carnes Magras

AsAs carnes são a principal fonte de ferro e outros minerais e vitaminas. E também de proteínas e as proteínas são mais difíceis de digerir, aumentando consequentemente a saciedade. Por isso ingerir a quantidade adequada de proteínas ajuda muito no processo de emagrecimento, proporcionando saciedade por mais tempo. Além disso as proteínas são importantes para a diminuição da gordura corporal e aumento de massa magra. Mas para que as proteínas sejam aliadas do emagrecimento o ideal é consumir carnes magras, para reduzir a ingestão calórica. Por isso dê preferência ao peito de frango, peixes e também cortes bovinos e suínos mais magros.

8. Ovos

Os ovos são uma ótima fonte de proteína acessível e como vimos as proteínas ajudam na saciedade. E embora sejam um pouco mais calóricos, são baratos e altamente nutritivos. Por isso ao prepará-los, evite adicionar gordura. O ovo é um alimento nutricionalmente muito completo, contém antioxidantes, boas quantidades de ferro, fósforo, potássio, magnésio, zinco e outros minerais. Além de vitaminas A, E, e diversas vitaminas do complexo B.

9. Fontes de carboidratos complexos

Substituir os carboidratos convencionais pelos complexos é uma jogada bastante útil no processo de emagrecimento. Já que os carboidratos complexos contém índices glicêmicos menores, portanto evitam picos de glicemia e consequentemente diminuem o acúmulo de gordura. Além disso esse tipo de carboidrato contém mais fibras, ajudando na saciedade, no trânsito intestinal, e no controle dos níveis de colesterol. Bons exemplos de carboidratos complexos são a aveia, a quinoa, o arroz integral, a batata doce, a mandioca, entre outros.

10. Frutas menos calóricas

Até uma simples fruta pode fazer diferença no processo de emagrecimento, dar preferência às frutas menos calóricas como o morango, o melão, a melancia, o kiwi, o mamão, entre outras, ao invés de frutas mais calóricas como a banana, a uva, o açaí e outras, pode ter impacto sobre a dieta. O que não quer dizer que você não possa consumir as mais calóricas, que também são saudáveis, mas ao consumi-las é preciso mais cuidado com a porção e também com o contexto em que são consumidas.

11. Leguminosas

A leguminosas como o feijão, a lentilha e o grão de bico por exemplo, são também fontes de carboidratos complexos. Sendo ótimas fontes de fibras, por isso ajudam na saciedade e no funcionamento do intestino. Além de conter vitaminas como E, C e do complexo B e principalmente minerais como o potássio, o fósforo, o magnésio, o cálcio o ferro, o zinco e outros.

12. Sementes

As sementes oleaginosas como por exemplo a chia e a linhaça, são ótimas fontes de ômega 3 e fibras, por isso ajudam no controle do colesterol, no funcionamento do intestino e na saciedade. Além disso, por serem ricas em antioxidantes elas diminuem a inflamação no organismo, o que também contribui para o emagrecimento saudável. A chia ainda é ótima fonte de minerais e vitaminas. Uma delas é a vitamina B3 (niacina) que participa do metabolismo energético e por isso também contribui para o emagrecimento saudável.

13. Termogênicos

Eles ajudam a acelerar o metabolismo, aumentando a queima calórica e por isso quando associados à uma dieta de déficit calórico e atividades físicas podem fazer a diferença no emagrecimento. Os ricos em cafeína como o chá preto, chá verde, chá mate e o café são bons exemplos de alimentos termogênicos. O chocolate amargo, de porcentagem acima de 70%, também é um desses alimentos, mas deve ser consumido com mais cautela, já que também é rico em gorduras e possui açúcar, ainda que em quantidades pequenas. Outros bons exemplos de termogênicos são a canela e o gengibre. Eles ainda possuem propriedades anti-inflamatórias e são ricos em antioxidantes que contribuem para o controle dos níveis de colesterol e da glicemia.

14. Fontes de gorduras boas

Outro tipo de alimento que pode contribuir para o emagrecimento são as fontes de gorduras boas, como os peixes ricos em ômega 3: o salmão, a sardinha, a truta e outros. Além disso nozes, castanhas, frutas como o abacate e também o azeite de oliva são ótimas fontes de gorduras boas, porque diminuem a inflamação no organismo e ajudam no controle do colesterol. Porém vale ressaltar que mesmo sendo fontes de gorduras benéficas devem ser consumidos sem abusos por quem quer emagrecer, já que contém calorias e emagrecer depende de déficit calórico.

Visite o nosso site e confira o conteúdo na íntegra, além de muito mais conteúdo sobre saúde e alimentação saudável.