Sintomas de intolerância ao glúten

8

Sintomas gastrointestinais como: diarreia, prisão de ventre, inchaço na região da barriga, dores abdominais e gases. Esses sintomas costumam aparecer após a ingestão de algum alimento que contém glúten, tais como: pães, bolos e massas feitas de trigo por exemplo

1

Dores de cabeça. Devido ao processo inflamatório causado pelo glúten no organismo das pessoas intolerantes, é normal que após um tempo da ingestão de alimentos que contém glúten ela venha a aparecer.  Por isso vale a pena ficar de olho se o episódio se repetir nessas ocasiões.

2

Sintomas cutâneos. Pessoas intolerantes comumente manifestam sintomas cutâneos, tais como: bolinhas, irritações e coceiras, mais localizadas na parte superior do corpo, principalmente braços e rosto. 

3

Cansaço e fadiga constantes. O processo inflamatório causado pelo consumo regular do glúten, pelos intolerantes pode causar cansaço e fadiga.

4

Sintomas mentais e psicológicos. A confusão mental, a irritabilidade, o estresse, a tristeza e a depressão também são sintomas constantemente associados a esse tipo de intolerância. Pelo mesmo motivo que o cansaço e a fadiga estão presentes nos intolerantes.

5

Dores musculares e articulares. As dores musculares e articulares, o inchaço e até mesmo o formigamento, são bastantes comuns em quem tem intolerância ao glúten, principalmente em quadros mais severos.  Inclusive, por esse motivo frequentemente essas pessoas tendem a desenvolver fibromialgia.

6

Esse quadro tende a se agravar devido ao consumo constante de glúten através da alimentação. Por isso é comum que ele tenda a melhorar depois de um tempo, ao retirar o glúten de uma vez por todas da alimentação.

Desidratação, fraqueza e tonturas. Devido a diarreia ser um sintoma comum da intolerância ao glúten, e também ao fato de que o processo inflamatório causado no organismo dos intolerantes de certa forma “drena” as energias do nosso corpo, é comum ocorrer desidratação, fraqueza e tonturas nesse caso.

7

Associações à outras intolerâncias. As intolerâncias embora mais comuns na infância, podem aparecer à qualquer momento, mesmo na vida adulta.  E é comum, que intolerantes à lactose por exemplo sejam frequentemente diagnosticados também com intolerância ao glúten. Já que ambos têm relação direta com o intestino.

8

Veja o conteúdo completo em nosso site