Chá de capim-cidreira benefícios

O chá de capim-cidreira, também conhecido como capim-santo ou capim-limão (Cymbopogon citratus), é uma infusão popular em muitas culturas devido ao seu sabor agradável e potenciais benefícios para a saúde.  A seguir você verá alguns dos benefícios associados ao chá de capim-cidreira:

1. Propriedades calmantes

O chá de capim-cidreira é frequentemente consumido devido às suas propriedades calmantes e relaxantes. Ele pode ajudar a reduzir a ansiedade, o estresse e promover uma sensação de tranquilidade.

2. Melhora do sono

Devido às suas propriedades relaxantes, o chá de capim-cidreira também pode ser benéfico para pessoas que têm dificuldade em dormir. Ajudando a pegar no sono e melhorando a qualidade do sono.

3. Melhora a digestão

O Capim Cidreira tem sido usado tradicionalmente para aliviar distúrbios digestivos, como gases, cólicas estomacais e indigestão. Por isso o chá de capim-cidreira pode ajudar a acalmar o trato digestivo e aliviar desconfortos gastrointestinais.

4. Propriedades antioxidantes

O chá de capim-cidreira contém antioxidantes, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo. Isso pode contribuir para a saúde celular e reduzir o risco de doenças crônicas e ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.

5. Melhora o humor

Algumas pesquisas sugerem que o chá de capim-cidreira pode ter efeitos positivos no humor, podendo ajudar a reduzir sintomas de depressão leve e ansiedade.

6. Ajuda a controlar a pressão arterial

Alguns estudos indicam que o consumo regular de chá de capim-cidreira pode estar associado à redução da pressão arterial, o que pode ser benéfico para a saúde cardiovascular.

7. Alivia sintomas da gripe e do resfriado

O chá de capim-cidreira é muito conhecido e utilizado para aliviar sintomas de resfriados, como congestão nasal, tosse e dor de garganta.

Lembre-se de que os efeitos podem variar de pessoa para pessoa, e é importante considerar que o chá de capim-cidreira não substitui a orientação médica.  Se você tiver alguma doença preexistente ou fizer o uso de medicamentos, é sempre recomendável consultar um médico antes de adicionar novos elementos à sua dieta, incluindo chás de ervas.