Álcool faz inchar?

O álcool pode sim levar a um leve inchaço, mas os efeitos costumam variar de pessoa para pessoa.  O inchaço relacionado ao álcool pode ser devido a vários fatores. Aqui estão algumas razões pelas quais o álcool pode estar associado ao inchaço:

1. Desidratação

O álcool é diurético, o que significa que ele pode aumentar a produção de urina e, consequentemente, levar à desidratação. A desidratação por sua vez pode causar retenção hídrica, resultando em inchaço. Por isso ao ingerir bebidas alcoólicas é importante não se esquecer de beber também água.

2. Inflamação

O álcool pode causar inflamação, especialmente quando consumido em grandes quantidades. E a inflamação pode levar ao inchaço em diferentes partes do corpo. A longo prazo, os efeitos inflamatórios do álcool ao organismo podem ser ainda piores, trazendo consequências sérias para a saúde como por exemplo doenças como gordura no fígado, entre outras.

3. Efeitos no sistema circulatório:

O álcool pode dilatar os vasos sanguíneos, o que pode levar ao aumento do fluxo sanguíneo para certas áreas do corpo, contribuindo para o inchaço.

4. Má absorção de nutrientes.

O consumo excessivo e frequente de álcool pode interferir na absorção adequada de nutrientes essenciais, como vitaminas B e C, o que pode afetar o sistema linfático e contribuir para o inchaço.

Embora o inchaço causado pelo álcool geralmente seja temporário e desapareça quando o corpo é devidamente hidratado e o consumo de álcool é eliminado. Vale ressaltar mais uma vez que os danos do álcool ao organismo a longo prazo são muito maiores do que o inchaço. Por isso consumir álcool frequentemente é muito prejudicial. Se você notar inchaço frequente e insistente após ingerir bebidas alcoólicas, o ideal é consultar um médico para avaliar sua saúde geral e verificar se há algum problema subjacente.