Parei de emagrecer! Como quebrar o efeito platô?

Seta

Efeito platô o que é?

O efeito platô como o próprio nome indica, acontece quando a oscilação do peso fica estagnada, mesmo quando a pessoa continua fazendo a dieta corretamente e mantendo hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas por exemplo.  Esse efeito atrapalha o emagrecimento, e é normal que ocorra depois de um tempo fazendo a mesma dieta, geralmente após cerca de 6 meses.

Seta

Por que o efeito platô acontece?

Os motivos mais comuns são: - Adaptação natural do corpo à ingestão calórica, ao longo do tempo. - Dietas muito restritivas, que funcionam em um primeiro momento, mas não se sustentam a longo prazo e podem causar até um resultado contrário ao esperado. Entre outros motivos...

Seta

Dicas para quebrar o efeito platô:

Seta

É muito mais difícil fazer uma dieta e obter bons resultados a longo prazo sem o acompanhamento de um profissional. Isso porque ao longo do tempo ele provavelmente irá adaptando a dieta e intercalando planos alimentares.

1. Contar sempre com profissionais.

Seta

2. Adaptar e alternar a dieta ao longo do tempo

Quando a dieta se mantém parecida ao longo do tempo, como vimos, é normal que o corpo se acostume e se adapte, caindo no tal “efeito platô”. Por isso, para “despertá-lo” é necessário dar uma mexida nas coisas. 

Seta

2. Adaptar e alternar a dieta ao longo do tempo

Trocar os tipos de alimentos, como por exemplo carnes vermelhas por opções mais magras, como peito de frango e peixe; trocar os vegetais de costume por opções ainda menos calóricas quando possível, 

Seta

2. Adaptar e alternar a dieta ao longo do tempo

assim como as frutas por opções menos calóricas também; e passar uma semana sem o arroz e/ou o feijão por exemplo, caprichando na carne e nas saladas, são algumas das estratégias que podem ajudar.

Seta

3. Evitar o consumo de álcool

O consumo de álcool, mesmo que pequeno, pode trazer prejuízos para sua dieta. A verdade é que não existe um limite seguro para o consumo de bebidas alcoólicas. E não é só pelas calorias, mas porque o álcool afeta negativamente o metabolismo.

Seta

4. Mudar o treino e a intensidade ao longo do tempo

Assim como o corpo se acostuma e se adapta com a dieta, o mesmo acontece com os treinos. Por isso, é importante de tempos em tempos dar uma mexida na ficha de treino, trocando os tipos de exercícios, assim como a intensidade dos mesmos.

Seta

4. Mudar o treino e a intensidade ao longo do tempo

Isso pode aumentar o gasto calórico e exercitar músculos que não estavam sendo utilizados aumentando a demanda energética. E tudo isso pode ajudar a voltar a emagrecer, seja perdendo peso, ou trocando gordura por massa magra.

Seta

5. Regular o estresse

O estresse aumenta os níveis de cortisol no organismo. O cortisol, conhecido popularmente como “hormônio do estresse”, quando em excesso pode causar um maior acúmulo de gordura corporal, principalmente abdominal.

Seta

O excesso de estresse e consequentemente desse hormônio, causa também indisposição, fadiga e uma certa ansiedade, que pode fazer a pessoa comer por puro estresse. 

5. Regular o estresse

Seta

Além de tudo isso, como a pessoa fica de certa forma indisposta, isso atrapalha a inclinação para a prática de atividades físicas, assim como o desempenho no treino. O que poderia estar contribuindo para o aumento do gasto calórico. E todos esses fatores atrapalham o emagrecimento.

5. Regular o estresse

Seta

6. Manter sempre uma boa ingestão de água

É normal que no começo de uma dieta estejamos mais focados e prestemos mais atenção aos detalhes. Mas descuidar da ingestão de água pode te trazer muitos prejuízos, atrapalhar o funcionamento do seu intestino, do seu sistema urinário, entre outras coisas que podem também prejudicar seu emagrecimento.

Seta

7. Dormir bem

O sono influencia diretamente no emagrecimento, isso é um fato que já foi comprovado pela ciência. O sono é importante na regulação dos hormônios da fome e da saciedade (grelina e leptina respectivamente). 

Seta

Ajuda também no controle do estresse, no ganho de massa magra e consequentemente na diminuição da porcentagem de gordura corporal, entre outras coisas. Por isso dormir bem é imprescindível para a perda de peso saudável, e a falta dele pode interferir no seu emagrecimento.

7. Dormir bem

Seta

8. Evitar as dietas extremamente restritivas

As dietas restritivas não se sustentam por muito tempo, e podem até atrapalhar o bom funcionamento do organismo. Por isso equilíbrio é tudo. A reeducação alimentar costuma ser sempre o melhor caminho.

Seta

8. Evitar as dietas extremamente restritivas

É claro que seguir um plano alimentar feito por um profissional é sempre a melhor opção, mas aprender a comer sem exageros é importante, para que mesmo as escapadas eventuais da dieta não te atrapalhem. E que seu corpo responda bem aos planos alimentares que você venha a seguir, mesmo a longo prazo.

Seta

9. Não desista porque parou de emagrecer, dá pra quebrar o efeito platô.

Primeiramente é importante destacar que não é porque você não está perdendo peso que não está perdendo gordura. Isso mesmo, a massa muscular é mais pesada do que a gordura, por isso, sim é possível que mesmo que esteja com o mesmo peso esteja perdendo gordura.

Seta

9. Não desista porque parou de emagrecer, dá pra quebrar o efeito platô.

A melhor forma de acompanhar isso é ficar de olho nas medidas e não só no peso. A avaliação feita por um profissional como um nutricionista, educador físico ou personal é bastante útil nesse quesito.

Seta

9. Não desista porque parou de emagrecer, dá pra quebrar o efeito platô.

Além disso, se utilizar todas as táticas apresentadas aqui, você provavelmente conseguirá emagrecer e quebrar de alguma forma o efeito platô, seja perdendo peso na balança ou perdendo percentual de gordura.

Seta

Veja o post completo em nosso site:

minhavidanova.com.br

Seta