O principal fator é que a falta de sono adequado faz com que o corpo passe a produzir mais grelina o “homônio da fome” e menos leptina “hormônio da saciedade”. Com isso a ingestão calórica pode passar a ser consideravelmente maior, causando obviamente ganho de peso. Além disso estar acordado por mais tempo causa é claro maior tempo de acesso aos alimentos, o que também dificulta o emagrecimento. Diversos estudos já comprovaram a relação entre a falta de sono adequado e a obesidade.
Isso mesmo, dormir pouco pode aumentar os níveis de cortisol, “hormônio do estresse” no organismo. E este por sua vez pode causar um maior acúmulo de gordura corporal, principalmente na região abdominal. O cortisol, ainda causa indisposição, fadiga e estresse o que fazer com que o indivíduo coma por impulso, além de diminuir a disposição para a prática de atividades físicas, algo que poderia contribuir para o gasto calórico. E isso tudo é claro traz um efeito negativo na perda de peso.
O sono possui influencia sobre a produção de GH, já que cerca de 75% dele é produzido durante o período em que estamos dormindo. O GH conhecido como hormônio do crescimento, por sua vez é o hormônio que promove o ganho de massa muscular. Ao ganharmos massa magra, a tendência é que a gordura corporal diminua. Pelo aumento do gasto energético mesmo quando em repouso, proporcionado pelo processo de recuperação e construção muscular.