• Paulo

    Excelente texto Willian, realmente é um ponto que vale um momento de reflexão de todos nós.

    Segundo Cortella, a filosofia tem uma fórmula para felicidade, onde Felicidade = Realidade – Expectativa.
    Isso é muito importante e profundo, pois ao refletirmos percebemos a necessidade de alinhar nossas expectativas em todos os momentos e sentidos da vida, alinhar as entregas esperadas por seu líder para que não se frustre, alinhar o que sua esposa, namorada, mãe, amigos, entre outras pessoas esperam de você, para que juntos possam conciliar uma expectativa saudável e atingível
    de ambos os lados, caso contrário haverá uma decepção.
    A felicidade não é permanente, algo contínuo, por isso não se preocupe caso não esteja feliz 100% do tempo, isso é normal, faz parte do processo da vida, mas é preciso apreciarmos os verdadeiros valores da vida, aquilo que realmente é essencial para que possamos alcançar esses instantes, momentos de vibração intensa chamado de felicidade.
    Não confunda felicidade com aquisição de bens materiais, pois ela está nas pequenas coisas e instantes do dia a dia, momentos desfrutados com os amigos, familiares, com pessoas que amamos e queremos ao nosso lado.

    • minhavidanova

      Muito bom, Paulo! Realmente, se a expectativa for sempre maior que a realidade proporciona, a pessoa nunca será feliz.
      Muitas vezes temos muito mais do que precisamos, mas o trabalho das empresas sempre será vender a ideia de que você precisa comprar mais para ser mais feliz. Trabalham para ampliar nossa Expectativa.
      Ironicamente, isto transforma a nossa Realidade, pois ficamos mais pobres. Daí a Felicidade, na equação que você citou, nunca será aumentada.

      Obrigado e contribua sempre conosco!

  • Natália

    Excelente!

    • minhavidanova

      Obrigado, Natália!!

  • Fernanda Cravalho

    Muito bom o texto. Justamente quando depende só da gente que o fator medo aparece, e nos impede na busca da felicidade. O livro sonho grande tem um trecho que diz: ”É como uma ótima equipe de alpinismo. Por um lado, existe o risco de subir uma montanha alta, depois uma montanha ainda mais alta, e depois a seguinte. Por outro lado, se você não tiver novas montanhas altas para escalar, deixará de se desenvolver e crescer. Grandes alpinistas necessitam de grandes montanhas para escalar, sempre e indefinidamente.”. Se deixarmos o medo de sempre buscar algo para nosso crescimento nos dominar seremos como o elefante da história!!

    • minhavidanova

      Muito obrigado, Fernanda! Com certeza, concordo plenamente.
      Seu comentário me lembrou de um vídeo, vou verificar se eu acho para colocar no site.
      A ideia dele era parecida com o que você escreveu, mas falava da importância da UTOPIA.
      Perguntaram para uma pessoa o que significava UTOPIA para ela.
      Ela respondeu que era como o horizonte: por mais que você caminhe, você nunca alcançará.
      Mas por que ele existe e é importante então? Porque é por causa dele que não paramos de caminhar…

      Valeu, Fernanda!